top of page

​

Formada por alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro e idealizada por seu primeiro capitão, enquanto participava da International Robotic Sailing Regatta (IRSR) 2013 pela Memorial University, do Canadá, a equipe Minerva Náutica foi criada em 2014, sendo então batizada de UFRJ Sailbot.

​

A Equipe tinha como objetivo inicial participar da IRSR, porém logo percebeu que poderia também participar de outras competições, estas, de âmbito nacional. Sabendo disso, a então UFRJ Sailbot participou do DUNA (Desafio Universitário de Nautidesign), competição de modelos de rebocadores rádio controlados, realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina, pela primeira vez em 2014.

​

A Náutica começou seu trabalho no Instituto Politécnico de Cabo Frio, onde construíram seu primeiro barco, o Vilson Gonçalves. Ao crescer, a Minerva Náutica passou para o Pólo Náutico da UFRJ e hoje tem como sede o LabOceano, o Laboratório de Tecnologia Oceânica da COPPE/UFRJ e é orientada pelos professores Carlos Levi e Paulo de Tarso.

 

Cada Parceria foi fundamental para o desenvolvimento da equipe, não apenas técnico, como também pessoal, sendo este processo de aprendizado a principal recompensa para seus membros, que levarão à frente as ótimas experiências vividas na equipe.

quem somos

Nosso lar

Nós da equipe Minerva Náutica temos a honra de contar com o apoio de um dos melhores laboratórios de hidrodinâmica do mundo: o LabOceano (Laboratório de Tecnologia Oceânica da COPPE-UFRJ).

 

O Tanque com mais de 15m de profundidade, poço central com 10m adicionais e sistema geradores de ondas é o tanque mais profundo do mundo e motivo de orgulho nacional.

 

É nessa instalação de primeira linha que a Minerva Náutica tem sua casa. Lá, realizamos testes, reuniões, determinamos metas e construiremos nossos próximos barcos.

Apoiadores:
Logo 225 anos POLI.png
bottom of page