top of page

Setor: Naval - Equipe Minerva Náutica

  • Foto do escritor: Minerva Náutica UFRJ
    Minerva Náutica UFRJ
  • 29 de out. de 2018
  • 1 min de leitura

Dentro do setor naval a gente cuida da parte naval (jura?) da equipe: tudo que envolve o casco e o propulsor é com a gente mesmo. No primeiro casco que a equipe construiu (o lindo Vilson Gonçalves), o que mais se ganhou foi o conhecimento sobre técnicas de construção: aprendemos a lidar com a fibra de vidro (um compósito resistente que se encaixa muito bem com os propósitos do barco) e sobre as etapas da construção de um modelo.

Já no segundo casco (o campeão Legado), houve um fortalecimento na concepção do projeto: o maior avanço foi a modelagem do nosso próprio hélice! (sim, nós projetamos e construímos nosso próprio propulsor!!) Aprendemos a interação que existe entre o formato do casco, o motor e o propulsor e, a partir disso modelamos no software Rhinoceros a melhor geometria para os hélices e imprimimos em uma impressora 3D.

Este ano vamos começar do zero. Três vezes. Estamos trabalhando em três novos barcos cheios de inovações e, principalmente, desafios. Temos novas demandas das competições para atender e será uma ótima oportunidade de construir um barco você mesmo, junto da equipe. Um desafio totalmente novo que estamos enfrentando desde Julho de 2016 é o projeto de um veleiro autônomo para participar da International Robotic Sailing Regatta. O veleiro, nomeado “Glória”, foi pensado para ter uma vela rígida com flap, o processo de validação do projeto preliminar contou com o desenvolvimento de um VPP (Velocity Prediction Program) feito em Python. E para o futuro pretendemos melhorar o projeto, tornando o casco mais leve e a vela mais eficiente!


 
 
 

Comments


Apoiadores:
Logo 225 anos POLI.png
bottom of page